Grupos de Estudos Aprendizagem Colaborativa

Aprendizagem colaborativa pode ser definida como uma situação de aprendizagem na qual duas ou mais pessoas aprendem ou tentam aprender algo juntas.

Objetivos:
Os grupos de estudo “aprendizagem colaborativa” serão recursos extras que contribuirão na aprendizagem, alinhados às políticas institucionais de permanência e êxito, dando ao aluno, autonomia e responsabilidade, tornando-os conscientes do seu processo de aprendizagem. Eles objetivam:

Promover uma modificação no papel do professor, que passa ser um facilitador, e não o único detentor do saber;
Desenvolver habilidades de metacognição;
Ampliar a aprendizagem por meio da colaboração, tendo como princípio básico que todos são responsáveis pelo sucesso do grupo.

Metodologia:

Trabalhar com grupos formais não permanentes, com no máximo, seis (06) membros, dos 1ºs anos dos cursos integrados ao ensino médio (Eletromecânica, Alimentos e Agropecuária). Os encontros serão quinzenais, no contra-turno, com participação não obrigatória.
A sistemática se dará da seguinte forma:
Dentro de cada grupo haverá um facilitador, que será responsável por organizar o grupo, verificar qual unidade curricular e conteúdo irão estudar. O facilitador não será, necessariamente, aquele aluno considerado o melhor do grupo, pois reforça-se a meritocracia e promove a exclusão daqueles que possuem alguma dificuldade, seja de interação ou de aprendizagem.
Além do facilitador, os grupos serão acompanhados por supervisor de grupos de estudos, que será um servidor que estará no local e horário definidos previamente, dará apoio, mediará conflitos, facilitará a comunicação entre alunos e professores, dará dicas para organização do trabalho grupal e individuais.