Oficina de Estratégias de Compreensão Leitora

Oficina de Estratégias de Compreensão Leitora – Leio, logo entendo!

Tendo em vista que a leitura perpassa todas as disciplinas escolares, sendo, portanto, fundamental para a compreensão de conceitos e enunciados apresentados no material didático, o ensino pontual e direto de estratégias metacognitivas de compreensão leitora por meio de oficinas é mais um recurso para favorecer o êxito escolar dos alunos da educação profissional.

Objetivo:
Ensinar estratégias metacognitivas, que auxiliem os alunos a compreenderem o que leem, nas diversas áreas do conhecimento.

Conteúdos Trabalhados:
compreensão leitora (conceito);
estratégias de pré-leitura (visualização, antecipação, conhecimento prévio, objetivo da leitura);
estratégias para perda de sentido na leitura (releitura, estratégias de aquisição lexical (pistas contextuais, morfológicas e uso do dicionário);
processamento da leitura (leitura seletiva, relações, mapa mental, síntese, leitura de enunciados).

Metodologia:
São 04 oficinas de 1h e 50min, em aulas cedidas pelos professores.

A partir dos princípios de:
Planejamento,
automonitoramento e