Oficinas de Integração Científica e Tecnológica

As Oficinas de Integração Científica e Tecnológica são atividades essencialmente práticas de caráter extracurricular, contando com a participação espontânea de alunos de todos os cursos, independentemente do tema. Elas são uma possibilidade de abertura para o diálogo entre as modalidades de ensino que constituem o currículo formal e não-formal, fortalecendo o processo educativo.

Objetivo:

O objetivo principal é estimular a postura científica conectada com o prazer de conhecer e produzir tecnologias em todos os campos do conhecimento humano.

Segundo considerações de Maria E. R. Marcondes (2008, pg. 68-69), podemos descrever as principais características pedagógicas de uma oficina como:

1. Utilização da vivência e dos fatos do dia a dia social e dos alunos para organizar o conhecimento e promover aprendizagens;

2. Abordagem dos conteúdos científicos e tecnológicos a partir de temas relevantes que permitam a contextualização do conhecimento;

3. Estabelecimento de relações entre diversos campos de conhecimento para poder lidar com o tema em estudo;

4. Participação ativa do estudante, que, então, elabora e reelabora seu conhecimento.

As oficinas de Integração Científica e Tecnológica são propostas por docentes e técnico-administrativos, responsáveis pela coordenação da atividade (conhecimento, metodologia, salas, materiais), contando com apoio do coordenador geral. As oficinas serão distribuídas ao longo do ano, especialmente, entre março e novembro, cada qual sendo oferecida durante 4 a 16 horas (com certificação para os alunos dos cursos de graduação), conforme o tipo de trabalho a ser realizado, considerando que sua periodicidade será de 2 horas semanais.