Permanência e Êxito

O Projeto Permanência e Êxito tem como objetivo auxiliar os alunos, de todos os cursos do Câmpus São Miguel do Oeste a superar suas dificuldades de aprendizagem, visando à melhora de seu desempenho acadêmico e ao fortalecimento de seu vínculo com a instituição e com o ambiente de ensino.

Por meio de suas ações, buscamos:
Orientar o estudante a criar uma rotina diária de estudos com gestão de tempo.
Ensinar estratégias metacognitivas relacionadas à superação das dificuldades relacionadas à leitura e à matemática.
Promover espaços de diálogo e ações sobre os temas próprios da adolescência para a comunidade escolar.
Desenvolver ações sistematizadas de suporte à aprendizagem.
Implementar ou ampliar ações de formação continuada para os docentes.
Promover uma maior integração do discente no espaço escolar.
Estimular a postura científica conectada com o prazer de conhecer e produzir tecnologias.

Os planos de ação do Projeto Permanência e Êxito são divididos em quatro eixos: pedagógico, psicológico, sociocultural e científico/tecnológico.
a) O eixo pedagógico engloba as seguintes ações:
(1) Oficinas Dicas de Estudo Individual;
(2) Oficinas de Estratégias de Compreensão Leitora;
(3) Oficinas de Estratégias de Matemática;
(4) Oficinas de Apresentação de Seminários;
(5) Aulas de reforço;
(6) Grupos de estudo – Aprendizagem Colaborativa;
(7) Monitoria;
(8) Workshops temáticos para pais;
(9) Formação docente EaD.
b) O eixo psicológico envolve:
(1) Oficinas Psicológicas Temáticas sobre: interação grupal, resolução de conflitos, bullying, ansiedade e projeto de vida – orientação profissional;
(2) Grupos de pais.
c) O eixo sociocultural integra:
(1) Oficina de Introdução Musical;
(2) Espaço da Arte;
(3) Roda de Conversa Literária;
(4) Espaço de Integração (jogos de mesa).
d) O eixo científico/tecnológico compõe-se de:
(1) Oficinas de integração de conhecimentos.

Para cada plano de ação há, pelo menos, um servidor responsável. Entretanto, todos os servidores do Câmpus que desejem, podem contribuir em alguma ação do projeto.
O projeto conta com uma página no Facebook (@projetopermanenciaeexito), onde é compartilhado o cotidiano das ações, bem como outras dicas relacionadas a elas. Além disso, todo o material utilizado das oficinas são disponibilizados aos alunos por meio do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem – Moodle.
As ações do projeto atendem, de modo especial, às medidas de intervenção do Plano Estratégico de Intervenção e Monitoramento para Superação da Evasão e Retenção do IFSC, voltadas a fatores internos relacionados ao processo de ensino- aprendizagem.

Mapa conceitual do Projeto Permanência e Êxito.

Fonte: CARVALHO, 2017