Oficinas de Estratégias Metacognitivas de Matemática

O processo de ensino e aprendizagem da Matemática não se restringe ao simples cálculos de equações, funções, mas sim, capacitar o indivíduo a refletir sobre suas possibilidades de compreensão lógica com autonomia, exercê-las de maneira significativa e adequada.
Quando um estudante aprende a encontrar a solução para as situações matemáticas e este resultado lhe parece interessante, ele quer que seus colegas o apreciem. Assim, diante desta problemática e buscando auxiliar os estudantes propomos o ensino de “estratégias metacognitivas de Matemática”.
Objetivo:
– Desenvolver formas diversas de raciocínio lógico.
– Aplicar estratégias corretas na resolução de situações matemáticas.
– Contribuir na seleção de estratégias matemáticas para melhor compreender conceitos matemáticos.

São 05 oficinas em que cada estudante construirá sua maneira de aprender e seu estilo de resolver as situações matemáticas.
O trabalho pedagógico se organiza focando as seguintes estratégias:
Leitura e compreensão do enunciado.
Representação da situação problemática.
Resolução efetiva do problema.
Execução das operações.
Avaliação do resultado obtido.