Oficinas psicológicas

A escola é o espaço onde melhor podemos observar o desenvolvimento de habilidades sociais e das relações interpessoais das crianças e dos adolescentes, tais como: selecionar e processar informações, tomar decisões, trabalhar em equipe, resolver problemas, lidar com as emoções. É, portanto nesta direção que se pretende intervir por meio das oficinas.
Objetivos:
O objetivo geral é desenvolver estratégias para lidar com as oscilações de humor e impulsividade próprias da adolescência e com as pressões provocadas pela mudança de escola, término do ensino fundamental, o ingresso no ensino médio com seus desafios.
Os objetivos específicos das oficinas voltam-se para:
a) promover um ambiente saudável de convivência e qualidade no ambiente escolar;
b) reduzir/prevenir o risco de desenvolvimento de transtornos mentais com início na adolescência;
c) fortalecer a autoconfiança, a autoestima, o autoconhecimento e a autoimagem corporal;
d) fortalecer os vínculos escolares e familiares. Para a execução desse plano de ação, foram realizados os seguintes procedimentos:

As oficinas psicológicas são realizadas a cada quinze dias, no turno regular das aulas, com duração de 1 hora e 50 minutos, em horário cedido por um dos docentes (coube a cada um ceder duas aulas por semestre). As temáticas trabalhadas são identidade e habilidades sociais.

Questionário aos alunos: